terça-feira, 17 de junho de 2008

Ao cubo da praça


Navegando, ou atravessando a nado como um bom chucro faria, na internet, eis que me depara com algo que chamou minha atenção, um disco para download do saudoso edu da gaita, ilustre cidadão nascido em nossa querida cidade heroica, e tão, ou mais, desconhecido em nossos arredores que esse blog.

A verdade é que ele nunca teve um grande sucesso comercial, porem tem um sucesso artisco invejavel, elevou em muito o seu instrumento, muitas vezes menospresado por outros musicos, a gaita de boca a um nivel nunca antes imaginado, foi a primeira pessoa a conseguir interpretar o moto perpetuo de paganini em um instrumento de sopro, andando a frente não so de outros gaitistas mas de saxofonistas, trompretistas entre outros instrumentistas. A ele foram dedicadas composições de Ramadés Gnatalli e de Heitor Villa-Lobos, a ele e por causa dele foram criados os primeiros concertos para gaita de boca. Que cidadão jaguarense iria imaginar que o maior coimpositor erudito das americas dedicou um dia uma obra a um cidadão de sua pequena cidade heroica. Porém como muitos morreu no esquecimento e em sua cidade natal pouco mais do que um pequeno memorial, que tenho duvidas se ja teve mais leituras que esse blog, a ele foi dedicado.

Assim não por falta de talento que não ha reconhecimento aos artistas jaguarenses, pois alguem reconhecido por grandes compositores brasileiros não é passivel de duvidas quanto a seu talento. Assim fica um pequena homenagem a um grande artista dessa terra, que so fui conhecer hoje por força da internet e de um blog paulistas, sendo que moro(mesmo vivendo maior parte do tempo em pelotas ainda considero que moro em jaguarão) preticamente desde meu nascimento em jaguarão e nunca me foi dada a chance de conhecer sua musica.


Fica também a dica, que espero profundamente que alguem se interesse, deste grande arista, segue abaixo o link para quem quiser escutar as gravações e um site em sua homenagem onde pode-se ler mais a seu respeito.

4 comentários:

Diego Ramirez disse...

quem seria "Ramadés Gnatalli"????,heheheheh

Anônimo disse...

CDs do Edu da Gaita a venda em http://chicoblues.sites.uol.com.br/ . Se fosse possível, era interessante abrir um novo tópico, anunciando esse link na página principal do blog.

Anônimo disse...

http://chicoblues.sites.uol.com.br/

Anônimo disse...

Na verdade, o link completo, para achar os CDs do Edu da Gaita que estão a venda é esse: http://chicoblues.sites.uol.com.br/cd-cromatica.htm . Acho que custa R$15. Pena que não é uma loja muito prática, daquelas que se compra com cartão, tudo automático...